Yesterday and today / Ontem e hoje

Após umas bem vindas férias não programadas durante este mês de Outubro, chego ao fim das mesmas conforme se quer: renovada. A roda grande da vida profissional move-se a um ritmo tão célere que a visão da restante paisagem desfoca. A noção da realidade evade-se na visão turva enquanto a roda não pára. É curioso termos essa noção, mas não conseguirmos travar a roda.

Este é o excerto de um post* de Outubro do ano passado que nunca cheguei a publicar. E hoje, enquanto andava aqui a deambular por escritas antigas, deparei-me com estas palavras. Palavras que, curiosamente, já não me fazem o mesmo sentido.

A noção do todo é-me cada vez mais presente! Passo a explicar… Atribuir a devida importância e criar as respectivas prioridades aos afazeres e acontecimentos da vida tornou-se essencial para mim. Tentei, durante alguns anos, aumentar as horas do dia e aumentar os dias da semana. Foi em vão. Todas as tentativas resultaram em cansaço, frustração e extrema ansiedade. Por muito que me esforçasse, não consegui que nenhum dia tivesse 48h! Portanto só me restou reconsiderar a distribuição do tempo pelas tarefas diárias e ajustar o ritmo.
E é o que me tenho dedicado a fazer desde Novembro… Tem sido um exercício diário cuja regularidade tem diluído a dificuldade. Ainda tenho dias disparatados de tantas tarefas, mas já tenho muitos mais com pés e cabeça! Não se tem nada sem nada. E com este esforço tenho aprendido a tirar maior proveito dos meus dias, semanas e meses.

Em vez do excerto transcrito no início deste texto, o post de hoje poderia ter começado assim:

Após algum investimento no esforço em programar os dias e as semanas, chego ao fim destes últimos oito meses conforme se quer: menos cansada, menos frustrada mais realizada. A roda grande da vida profissional move-se ao ritmo devido, sem desfocar a paisagem! A noção da realidade mantém-se clara enquanto a roda não pára. É essencial termos essa noção, para conseguirmos, não travar a roda, mas afrouxar o nosso ritmo para que o que importa tenha efectivamente importância.

*post de outro blog que tive, já que este blog iniciou há pouco mais de 3 meses

Anúncios

4 thoughts on “Yesterday and today / Ontem e hoje

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s